Dica de Escrita

Crowdfunding, uma alternativa para financiar seu livro

A maior preocupação de todo autor que deseja publicar um livro é quem vai pagar pela edição. Costumo dizer que este é um falso dilema na relação autor/editor, pois quem deve financiar essa publicação não é nem um nem outro, é o leitor.

Um escritor precisa de leitores. Antes de se aventurar na publicação o ideal é que o escritor comece e publicar seus escritos nas redes sociais, depois crie um site ou blog próprio para centralizar sua produção, participe de saraus, eventos, cursos, associações, e aos poucos ele irá criar uma base de leitores que comprarão seu livro quando for lançado e podem estar dispostos até mesmo a financiar o livro ANTES dele ser lançado.

Isso se chama crowdfunding, ou financiamento coletivo. No crowdfunding, você lança o projeto do seu livro e cotas para que os leitores possam contribuir com a viabilização dele. Essas cotas vão desde a venda de 1 exemplar até o envio de mais exemplares autografados, kits com camiseta, alguma ilustração original feita para o livro e o que mais sua criatividade permitir.

Há diversos sites que fazem esse tipo de serviço, confira abaixo a relação de alguns desses serviços. Para seus autores e alunos de seus cursos, a Editora Metamorfose também tem um serviço de financiamento coletivo que funciona diretamente do seu site. Entre em contato se quiser saber mais sobre isso.

> Catarse

> Kickante

> Idea.me

> StartMeUp

> Benfeitoria

Se você conhece outra plataforma de crowdfunding que gostaria de indicar ou se teve alguma experiência ruim com alguma dessas listadas acima, deixe sua mensagem nos comentários.

Marcelo Spalding
12/04/2019

 

 

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela