Dica de Escrita

Planejando e estruturando narrativas longas

Todas as ações mais importantes que realizamos na nossa vida são melhor executadas quando bem planejadas. Não seria diferente com a escrita de um livro. Para que o leitor encontre uma história coesa, bem escrita e interessante, é essencial que a obra, principalmente se for narrativa longa, tenha sido estruturada e planejada pelo autor. Para debatermos sobre esse assunto, entrevistamos Mario Augusto Pool.

Mario é formado em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa, é Doutor em Educação e atua como gestor educacional no ensino superior. Como escritor, além de artigos lançados em periódicos nacionais e internacionais, publicou duas importantes obras que tratam do comportamento das juventudes frente às novas tecnologias. Lançou-se como escritor ficcional em 2016 a partir da sua formação nos cursos da Editora Metamorfose. Em “No Nevoeiro”, entrega aos seus leitores a sua primeira novela.

Escrita Criativa: Por que é importante esse planejamento na hora de escrever narrativas longas?

Mario Augusto Pool: A narrativa longa é uma produção que exige fôlego e organização do escritor, alem da complexidade do enredo e das diversas tramas que conduzem a narrativa, é importante para o autor visualizar e ter a clareza do papel de cada capítulo na sua história. Quando isso está organizado e planificado, qualquer alteração necessária no percurso da escrita, é facilmente detectado e reestruturado, a partir de uma visão integral do conjunto dos capítulos. Deste modo, o autor poder, mover, remover, reescrever ou adaptar os capítulos conforme a necessidade de aprimoramento da história, sem que se percam os detalhes ou se criem descontextualizações.

EC: Em que momento da produção do livro esse planejamento deve ser feito?

Mario: A partir da sinopse e do argumento definido já é possível iniciar um planejamento. Se o autor se sentir confortável e seguro para criar um sumário prévio, dando títulos mesmo que provisórios a seus capítulos, esta organização já pode ser concebida. Com um sumário pré-estabelecido o autor pode ir aos poucos descrevendo uma sinopse para cada capítulo e com isso ele obtém o primeiro guia ou guide-line, que é o roteiro inicial a ser seguido.

EC: Além dos aspectos textuais, o que na organização pessoal do escritor você considera importante para a escrita de narrativa longa?

Mario: Como a narrativa longa geralmente é um desafio solitário, o autor precisa estar bem consciente quanto aos aspectos do seu bem estar e da sua relação com a obra, para tanto é necessário organizar o local e o espaço de trabalho que será dedicado ao ato de escrever, ambientes agradáveis e tranquilos seria o primeiro passo. Organizar e se instrumentalizar para o uso das ferramentas digitais, pois serão os maiores aliados do escritor, Editor de texto conhecido, pastas em drives exclusiva para a obra, ferramentas de busca e procura na internet, e um bom repertório de livros da preferencia do autor e que possam servir de apoio para a sua história, tanto na forma como no conteúdo, como fazer e organizar backups etc...

EC: Qual a diferença entre sinopse e argumento?

Mario: Na sinopse temos uma definição curta da história mas que consegue dar a ideia geral sobre o que se trata a obra, É como eu contaria a história em poucas linhas. Já o argumento são ideias lógicas relacionadas entre si, com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida. Ou seja, a história contada com mais detalhes, incluindo os protagonistas principais, o local ou momento onde esta acontecendo a narrativa e outros dados importantes que autor julgar necessário para encantar e gerar curiosidade nos futuros leitores ou editores.

entrevista com Mario Augusto Pool
15/05/2019

 

 

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela