Dica de Escrita

Dicas para destacar-se em concursos literários

Confira algumas dicas pontuais que Emir Rossoni, Luísa Geisler e Marcelo Spalding destacaram para os escritores aumentarem suas chances em concursos literários, no 2ª Papo de Escritor organizado pela Metamorfose.

- Português correto: é muito importante revisar o texto, passar para um revisor, para que ele não tenha erros de gramática e digitação.

- O começo do texto deve ser muito bom, pois muitas vezes os jurados só leem o começo dos textos para fazerem uma triagem. Uma dica é reescrever o início do livro ou do texto após terminá-lo.

- Fique atendo à temática mais premiada nos concursos, leia textos que já foram premiados pelo concurso que vai participar, mas tenha cuidado ao tentar prever a tendência. Avalie se você consegue, e de que forma, trabalhar com aquela temática sem perder sua “verdade”, sua essência.

- “Canta a tua aldeia para ser global”: não tenha medo de usar elementos da sua cidade, da sua região, do seu passado, alguns dos melhores livros da literatura brasileira são regionalistas (Grande Sertão: Veredas, Contos Gauchescos).

- Evite construções preconceituosas ou que possam soar ofensivas a algum grupo.

- Preserve seus originais, não publique tudo na internet para ter material para participar de concursos, caso este seja o seu interesse.

- Leia o regulamento do concurso com atenção e fique atento a apresentação do material que irá enviar ao concurso.

- É importante conhecer e manter-se dentro do gênero solicitado.

- Não tenha medo de cortar textos ou parágrafos, ficando com menor número de caracteres; muitas vezes menos é mais

- Prazos: fique atento aos prazos e procure enviar o material antes da última semana, mas não envio muito no começo, especialmente quando for um prazo longo de inscrição.

Escrita Criativa
15/08/2019

 

 

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela