Dica de Escrita

Como aproveitar os modismos da escrita



Volta e meia, surgem técnicas e conceitos relacionados à escrita que podem gerar a seguinte dúvida: devo ignorá-los ou aproveitar para agregar à minha escrita?

Todo o modismo pode ser aproveitado para agregar valor aos seus textos. Basta analisar os pontos que combinam com o seu jeito de escrever e que façam sentido para você e para seu público. Seguem algumas dicas:

1. Absorva tudo o que facilite o processo de escrita: produtividade, geração de ideias, criatividade, inovação, leitura, entre outros.

2. Saiba avaliar as novidades que combinam com seu estilo: não mude seu estilo de escrita de uma hora para a outra apenas porque surgiu um novo conceito. Ele precisa combinar com a sua voz, com o seu jeito de se expressar, agregando e não mudando da água para o vinho.

3. Aproveite os assuntos do momento para se posicionar, mesmo que seja contra: escritor em cima do muro não sai do lugar. Entretanto, evite brigas e discussões, principalmente nas redes sociais. Posicionamento é respeito a sua liberdade e a dos outros. Aproveite para enxergar uma questão sob vários pontos de vista.

4. Não julgue, aprenda: todo o modismo traz uma inovação, ou seja, uma nova forma de fazer algo. Se você ficar muito apegado ao seu processo, o risco é não evoluir. Portanto, antes de julgar um novo conceito de escrita, procure entender do que se trata, estude sobre ele e garimpe o que encaixar na sua escrita.

Alguns modismos recentes que podem agregar no processo de escrita são o Storytelling – a técnica de contar histórias para conquistar a empatia do leitor - a escrita afetiva ou humanizada - que usa uma linguagem mais próxima para se relacionar com os leitores através do texto.

Existem modismos também em relação aos formatos de livros, a maneiras de vender suas obras e até aos gêneros literários. Ao invés de torcer o nariz às novidades, fique atento a tudo o que pode agregar ao seu processo.

Se você inventasse ou trouxesse algo novo, você também gostaria que pelo menos as pessoas conhecessem a respeito, não é mesmo?

Vamos aproveitar os modismos e ser feliz!

Escrita Criativa
28/09/2020

 

 

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela