Dica de Escrita

Adjetivo X Advérbio e o caso do Mau e do Mal

Muitas pessoas confudem o adjetivo com o advérbio. O advérbio está ligado ao verbo, enquanto o adjetivo está ligado ao substantivo ou pronome. Podemos dizer, a grosso modo, que o advérbio é "o adjetivo do verbo".

Essa confusão causa problemas práticos, como uma frase escrita por um aluno em determinada redação:

"É difícil ouvir o português corretamente e escrever correto." - errado

Da forma como a frase foi escrita, o autor está chamando as pessoas de surdas, pois diz que é difícil "ouvir corretamente". O que ele quis dizer, porém, é que é difícil ouvir o português correto, estando o termo ligado ao substantivo, não ao verbo. Já na sequência, há a inversão contrária, pois ele utiliza o adjetivo correto para qualificar o verbo, então deveria ser escrever corretamente.

"É difícil ouvir o português correto e escrever corretamente." - certo

Essa confusão entre adjetivo e advérbio causa problemas de concordância nominal, pois algumas palavras funcionam por vezes como adjetivo, por vezes como advérbio. Por exemplo:

Ela estava muito (advérbio) cansada

Elas eram muitas (adjetivos) mulheres.

Lembre que o advérbio NÃO VARIA em gênero e número, diferentemente do adjetivo.

Outra palavra que causa certa confusão é o MAL e o MAU, pois o som é idêntico, mas a grafia é outra. MAL, com L, é advérbio, antônimo de BEM, sendo invariável: Eles estão de mal com a vida.

Já o MAU, com U, é adjetivo, antônimo de BOM, sendo variável: Eles são maus, elas são más.

Marcelo Spalding
05/03/2021

 

 

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela