Dica de Escrita

Paralelismo Sintático

O que se denomina paralelismo sintático é um encadeamento de funções sintáticas idênticas ou encadeamento de orações de valores sintáticos iguais. Observe os casos abaixo:

Funcionários cogitam nova greve e isolar o governador.


O sujeito da frase é FUNCIONÁRIOS, seguido do verbo COGITAM. Mas o que eles cogitam? Observe que eles cogitam duas coisas, mas uma está expressa com um substantivo (NOVA GREVE) e outra com um verbo (ISOLAR O GOVERNADOR). Dessa forma, as correções possíveis para a frase são:

> Funcionários cogitam fazer nova greve e isolar o governador.
ou
> Funcionários cogitam nova greve e o isolamento o governador.

Vejamos outro exemplo:

Ele não só trabalha, mas também é estudante.


Novamente uma mistura de verbo com substantivo. TRABALHA é verbo, mas ESTUDANTE é substantivo. As correções possíveis para a frase são:

> Ele não só trabalha, mas também ESTUDA.
> Ele não só é trabalhador, mas também é estudante.

Já na frase abaixo, o problema vai além da linguística:

Ela viajou para a Bahia; eu, para Florianópolis.


O problema de paralelismo, aqui, está fora da língua: Bahia é um estado, já Florianópolis é a capital de Santa Catarina, ou seja, uma cidade.

Claro que se for intencional (por exemplo, se o personagem que foi para a Bahia tiver explorado diversas cidades e o outro está reclamando que ficou apenas na capital por falta de dinheiro ou companhia), a frase é válida, mas isso deve estar claro para o leitor no contexto. Ou seja, uma ruptura nesse paralelismo (que poderia se chamar de semântico) requer cuidado e contextualização por parte do escritor. A solução mais simples:

Marcelo Spalding
06/01/2022

 

 

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela