Dica de Escrita

O poeta como testemunha

O termo Poesia de Testemunho ou o Testemunho da Poesia foi explorado pelo poeta, ensaísta e tradutor polonês Czesław Miłosz, em suas seis conferências, de nome homônimo, produzidas para a Cátedra de Poesia da Universidade de Harvard, em 1980, ano em que também recebeu o Nobel da Literatura.



Nos ensaios, Miłosz invoca a especificidade da produção poética moderna do ponto de vista de sua Europa, a fim de passar criticamente as linhas de força dessa categoria. Segundo ele, na Polônia “deu-se o encontro do poeta europeu com o inferno do século XX”, o que confere ao caso “o aspecto de um laboratório, isto é, permite verificar o que ocorre com a poesia moderna em determinadas condições”.

Dessa forma, tendo como pano de fundo os acontecimentos históricos da primeira metade do século passado, em especial o Holocausto e a onda de totalitarismos que se espalhou por todo Leste Europeu, nasce a necessidade de comunicar o incomunicável.

Nesse momento, o poeta e a poesia têm seu papel ressignificado, transformando a arte de encantar e de redescobrir a linguagem em grito. Grito de pavor, de revolta e de dor. O autor está junto de seu povo no perímetro da morte iminente. É uma poesia que vem de dentro do inferno e chega até nós pelas vias mais inesperadas alertando, testemunhando, ensinando e chocando.

Ao nos depararmos com esses textos, podemos apenas imaginar como foram criados em esconderijos, esquivando-se da morte e tendo que conviver com o extermínio. Refletem a experiência de estar vivo em um certo lugar e um determinado tempo, carregando um valor inestimável pelas emoções e experiências nele contidas, além de terem sobrevivido às areias do tempo e às mortes trágicas de muitos de seus autores, leitores e ouvintes.


Lauren Bassi foi estudante do curso de Letras - Polonês da Universidade Federal do Paraná, cursou Cinema e Audiovisual e hoje atua como redatora publicitária. Nas horas vagas, escreve e pesquisa sobre literatura eslava e é uma das alunas do Curso Livre de Formação para Escritores.

Lauren Bassi
01/09/2021

 

 

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela