Sentidos da vida

Marta Leiria

Na penúltima conferência desta edição do Fronteiras do Pensamento, fomos provocados por Contardo Calligaris a refletir sobre os sentidos da vida. Já tinha ouvido o psicanalista italiano, criador e roteirista da série Psi do canal HBO há alguns anos, quando revelou algo intrigante: em sua família, registro normativo moral não era aceito. Daí a importância da literatura, dos relatos de vida, da opção dos protagonistas das histórias. Naquela oportunidade, disse não acreditar em normas rígidas, apriorísticas, a regrar a vida das pessoas, mas sim na opção de cada um, de acordo com o foro íntimo.

Em conferência realizada na PUC/RS, o pensador aprofundou tal visão. Mencionou o que aprendeu com seu pai acerca da biblioteca de casa. Os buracos nas estantes, revelados pelos livros ausentes, demonstravam que sempre haveria vazios a serem preenchidos. Assim também a vida. Enquanto tivermos curiosidade sobre o mundo, livros por ler, realidades outras a desvendar, o vazio nos fará companhia. Quanto a mim, sempre estranhei quem se diz “pleno”. Falou do psicoterapeuta que pretende transmitir (impor) os próprios valores. O verdadeiro tratamento consiste em fazer com que o paciente descubra o próprio caminho. Acredita em “sentidos da vida”, não em um único que sirva para todos. Cada um há de buscar que a própria vida faça sentido. Que tal?

A apresentação que antecedeu a conferência surpreendeu e emocionou a todos. O rufar dos tambores daqueles jovens do Centro Social Marista de Porto Alegre sincronizou com as batidas dos nossos corações, nos energizou e nos preparou para o que viria. Bonito demais testemunhar o trabalho do CESMAR, que atende crianças e adolescentes, a eles oportunizando inúmeras atividades lúdicas e de aprendizagem. E proporciona o resgate de histórias de vida e valores pessoais, contribuindo para que cada um dos jovens possa concretizar essa necessidade tão humana de que nos falou Calligaris: a de protagonizar e encontrar o sentido para a própria vida.

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "444608" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela