A personagem mais importante de um texto

Marcelo Spalding

Muitos autores iniciantes acham que a personagem mais importante de um texto é o protagonista. Não, a personagem mais importante de um texto é o narrador. O narrador irá definir praticamente toda a forma do texto: onde começa e termina, o que pode ser contado, o que é revelado e o que é apenas sugerido, o grau de certeza da narrativa, a linguagem utilizada.

Dom Casmurro ou Memórias Póstumas de Brás Cubas não seriam os grandes romances que são não fosse a escolha machadiana dos narradores, bem como o Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, São Bernardo e Angústia, de Graciliano Ramos, A hora da estrela, de Clarice Lispector, Dois Irmãos, de Milton Hatoum, e tantos outros, para ficar apenas nos brasileiros.

É muito comum em textos de iniciantes (em especial entre adolescentes), o uso da primeira pessoa quando a história tiver acontecido de verdade com o autor, e da terceira pessoa quando for inventada. Mas é preciso ficar bem claro que, pelo menos nos gêneros literários, o narrador não é o autor, é uma personagem criada por ele. Mesmo que o texto seja narrado em terceira pessoa.

Para criar o narrador, é preciso que o autor leve em consideração quem conta a história, o quanto esse narrador saberá dos acontecimentos e onde ele consegue estar. Isso irá determinar o efeito causado pelo texto.

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "024010" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela