Cursos de escrita on-line ao vivo — 13 dicas para aproveitar ao máximo

Cinthia Dalla Valle e Marcelo Spalding

Os cursos on-line se tornaram uma realidade para muitas pessoas. Eles oferecem uma série de benefícios: permitem que o aluno assista às aulas e absorva o conteúdo da sua casa ou do local que desejar, além de poder rever às aulas quando quiser. É uma forma de estar sempre em contato com professores e colegas, além de manter-se atualizado com conteúdo de qualidade e com o universo da escrita. Afinal, um escritor não se forma somente escrevendo, mas também aprendendo constantemente e trocando experiências com outros escritores.

As vantagens dos cursos de escrita on-line ao vivo são inúmeras e, para que você aproveite ao máximo cada uma delas, preparamos algumas dicas inspiradas na nossa experiência com esta modalidade de ensino, que a cada dia se torna mais próxima de todos nós. Aproveite as dicas!

Aulas Online ao vivo   Aulas Online ao vivo

1. Assista ao vivo e deixe para ver a gravação apenas quando necessário

O ideal é deixar para assistir à gravação das aulas somente quando não for possível fazê-lo ao vivo, por alguma emergência. Isso porque ao vivo o aluno tem a oportunidade de interagir com o professor, sanar as dúvidas na hora, além de trocar ideias com os colegas. Assistir à gravação sozinho não tem o mesmo valor do que estar “presente” na hora da aula, portanto, aproveite essa oportunidade sempre que puder.


2. Mantenha a câmera ligada


Este é um ponto importante e polêmico. Muitas pessoas costumam deixar a câmera desligada por motivos dos mais variados — vergonha de se expor, possibilidade de fazer outras coisas ao mesmo tempo em que assiste à aula ou simplesmente porque não querem interagir no momento.

Porém, a câmera desligada faz com que o aluno perca muitos dos benefícios da aula on-line ao vivo, como a interação com professor e colegas, a troca de dúvidas e ideias, e até mesmo a oportunidade de se mostrar como escritor. Mas existe um ponto fundamental que só percebemos quando nos colocamos no lugar do professor. Como será que ele se sente vendo a maior parte das câmeras desligadas durante a sua aula?


3. Quando quiser participar da aula, faça intervenções curtas


A participação dos alunos durante as aulas é muito importante para enriquecer o conteúdo e trazer outros pontos de vista. Cuide apenas para que a sua participação seja breve para não comprometer o tempo da aula e dar oportunidade aos colegas participarem também.

Além disso, respeite a vez dos colegas para falarem. Não interrompa ou fale antes de solicitar. Nas aulas on-line ao vivo existem meios para isso, como a mão levantada, por exemplo.


4. Deixe o microfone desligado


Ao contrário da câmera que, quanto mais ligada melhor, o microfone deve permanecer desligado quando você não for falar durante a aula. Dessa forma, você evita que algum ruído do seu local seja compartilhado com o grupo e acabe atrapalhando a concentração do professor e dos colegas. Portanto, se o professor não desligar os microfones dos alunos, tome a iniciativa e desligue o seu. Com a prática, isso se torna natural.


5. Esteja em um ambiente tranquilo e organizado


Estar em um ambiente tranquilo e organizado contribui para a sua concentração na hora da aula. Por isso, prefira um local sem interferências de outras pessoas e com o mínimo de barulho possível. A temperatura do local também é relevante para garantir o conforto na hora de aprender.

Outro fator essencial é definir um único local para participar das aulas. Dessa forma, você cria uma rotina em relação ao ambiente de estudos, o que facilita para que o foco e a atenção sejam ativados mais facilmente na hora do curso.

Mantenha seu local de aula limpo e organizado. Deixe todos os materiais, incluindo água, prontos para serem utilizados. Se o curso oferecer material complementar, salve-o em uma pasta específica com o nome e a data do curso. Assim, quando precisar, você encontrará todas as informações no mesmo local. Além disso, cheque a conexão da sua internet para ficar mais tranquilo.

Procure manter uma postura adequada durante as aulas. Escolha uma cadeira confortável. Se possível, prefira usar o computador ou tablet em vez do celular para ter um melhor posicionamento e visualização da aula.

É claro que este ambiente ideal nem sempre é viável para algumas pessoas, mas o importante é tentar criá-lo com os recursos que você possui.


6. Busque uma boa posição de luz


Ainda falando sobre o ambiente, ter uma boa iluminação na hora da aula também contribui para a atenção e foco no momento. Você consegue enxergar melhor o conteúdo, os participantes podem ver você de forma mais clara, além de ajudar a se manter focado e desperto.

Se a aula ocorrer durante o dia, mantenha as janelas abertas e, caso não seja possível, deixe as lâmpadas acesas. Se você tiver a oportunidade de posicionar uma lâmpada por trás do computador, é ainda melhor porque seu rosto fica bem iluminado.


7. Aproveite o chat para interagir com os colegas


A interação com os colegas é fundamental para minimizar a distância e a ausência física que a modalidade de aula on-line traz. Você pode fazer isso através do chat disponível nas aulas on-line ao vivo. Aproveite a oportunidade para deixar seus canais de contato (site, e-mail, telefone), para divulgar seu trabalho, para trocar ideias e dicas com os colegas, entre outras coisas.

Cuide apenas para não falar sobre assuntos pessoais ou ter conversas paralelas com algum colega durante a aula. Isso tira o foco e gera um acúmulo de mensagens desnecessário.


8. Seja pontual


Lembre-se que, mesmo sendo on-line, a aula é um compromisso que envolve muitas pessoas e tem um tempo determinado para começar e para terminar. Portanto, faça a sua parte.


9. Use a disciplina a seu favor


Para aproveitar ao máximo as aulas, dedique-se às tarefas e exercícios, quando houver, e às dinâmicas em aula. Respeite os prazos. Sempre que possível, coloque em prática o que você está aprendendo. Pesquise, vá além do que foi proposto nas aulas. Você só tem a ganhar com essas atitudes.


10. Foque na aula


Fuja das distrações no tempo reservado para a aula. Evite ficar nas redes sociais, no celular ou fazendo outras tarefas. Essas atitudes reduzem seu foco e, consequentemente, o seu rendimento e suas oportunidades de aprendizado.

Se estiver cansado ou com sono, tome um café para garantir e faça uma pausa rápida. Alongue-se e volte com todo o gás.


11. Pesquise antes sobre o professor e sobre os colegas


Antes de o curso iniciar, pesquise sobre o professor ou instrutor, e sobre os colegas, se possível, para aproveitar ao máximo o que ele tem a ensinar e poder interagir de uma forma mais rica.


12. Escolha o curso conforme o seu objetivo


Ou seja, não faça por fazer, apenas para matar o tempo. Tenha claro em que pontos o curso pode agregar à sua carreira como escritor e alinhe suas expectativas com a escola ou professor. Busque referências antes de decidir. Afinal, mesmo que o curso seja gratuito, é o seu tempo que você está investindo e ele tem valor.


13. Opine e dê sugestões sobre o curso


Dê a sua opinião sobre o curso, mesmo que ela não seja solicitada. É uma ótima maneira de contribuir para a melhoria do conteúdo e da dinâmica das aulas.


Leia também: Como funcionam, o que diferencia e como escolher um curso online

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "221708" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela