Depoimentos 2015-2014

"Esta oficina foi o empurrão que eu precisava para me sentir mais confiante com o processo de escrita das minhas histórias. A princípio confesso que subestimei o curso por ser online, no entanto me surpreendi bastante. Superou completamente as minhas expectativas. Não somente aprendi sobre técnicas e teorias que jamais li internet afora, como quebrei o tabu de que sabia perfeitamente como desenvolver o enredo de uma história (como geralmente grande parte dos escritores e aspirantes pensa). Aprendi muito com o curso, é extremamente didático, dinâmico e o professor Marcelo Spalding é extremamente atencioso com os seus alunos, respondendo e-mails e corrigindo as atividades em uma velocidade surpreendente. Não sou formada em Letras e infelizmente nunca tive a aproximação desejada desta área, e, ainda por cima, estudo Engenharia e trabalho a tarde inteira, então este curso foi ideal para mim, pois mesmo possuindo uma formação tão afastada e uma rotina tão corrida, consegui adaptar o meu tempo perfeitamente à leitura dos textos e à execução das atividades, e aprendi o conteúdo sem problemas. Recomendo, altíssimo nível. Farei todos os cursos que Marcelo Spalding disponibilizar. Aprendi, evolui e, acima de tudo, me diverti bastante. Minha jornada só está começando, e com a Oficina de Criação Literária, adquiri o ingrediente mais importante: a dúvida. Pois, quando há dúvida, significa que você está verdadeiramente aprendendo e caminhando rumo a novas fronteiras do conhecimento."
Patrícia Haddad, Belo Horizonte, MG - dezembro de 2015

"Iniciei a oficina de Escrita Criativa do Marcelo Spalding quando já havia começado a escrever o meu livro. Meu intuito era aprimorar minha escrita com teoria e prática, e foi o que o curso me ofereceu. Ele é bem completo, com conteúdo fácil de ler e assimilar, atividades práticas corrigidas pessoalmente pelo Marcelo Spalding e bastante exemplificado. Quando o terminei, estava escrevendo muito melhor. Tive que voltar no começo do livro para mudar o que havia escrito antes, porque a diferença era nítida. Agradeço todo o suporte do Marcelo nessa empreitada para me tornar escritora. Certamente o curso foi essencial para meu desenvolvimento."
Soraya Abuchaim, Valinhos, MG - dezembro de 2015

"A Oficina para mim foi marcante no meu modo de escrever. Não digo que foi um divisor de águas, porque, no meu caso, sobraria muito pouca água para o outro lado...(risos) Os exercícios foram instigantes, o material didático enriquecedor, as oportunidades de fixação ótimas e espero poder participar da próxima, querendo Deus. Muito obrigada e creia, professor, essa experiência foi estimulante para os neurônios já algo cansados desta velhinha!"
Alba Catharina Morel, Gravataí - dezembro de 2015

"Estou adorando a Oficina!!! Impagável a análise estética usando músicas de Zezé de Camargo, Xitãozinho e Teló... fui pega de surpresa, pois nunca tinha cogitado a ideia de que pudesse existir uma versão delas que me agradasse... Parabéns!"
Suelena Maria de Morais, Belo Horizonte - dezembro de 2015

"Somente com o seu auxílio foi possível melhorar minha escrita, assim como as leituras dos textos que estão no curso. Estou me policiando muito, já estou relendo meu segundo livro e mesmo tendo sido revisado pela editora eu vejo erros e os sublinho para uma próxima edição. O primeiro? Nem penso nele de tantos erros que encontrei já na primeira página. Muito obrigado pelo apoio."
Verena Rogowski Becker, São Lourenço do Sul - novembro de 2015

"Fiz a primeira aula do Curso Oficina de Criação Literária e achei fantástica. Não esperava algo tão dinâmico de um curso online. Parabéns!"
Karen Oliveira da Costa, Londres - novembro de 2015

"Estou gostando muito do curso, e faço todas as tarefas complementares, assisto aos clips e leio os textos, etc. Gosto muito do material, e vou pesquisar vários filmes e livros a partir das tuas indicações."
Rachel Rauter, Porto Alegre, RS - novembro de 2015

"Desejo parabenizá-lo pela proposta do curso, algumas pessoas do meu trabalho já pontuaram um diferencial em meus relatórios e textos diversos. Friso inclusive que sou seu aluno e comento sobre a oficina. Faço isto porque tenho profunda admiração pela dedicação, didática e sem falar no alto profissionalismo de sua parte."
Dorocy Roberto Dias Mello, Rio de Janeiro, RJ - novembro de 2015

"Estou gostando muito da Oficina. A linguagem é simples e os assuntos são tratados de maneira que atende a todos os perfis de alunos. É fácil compreender o que você escreve. E é difícil ser simples e profundo ao mesmo tempo. Você consegue! O mais interessante, no entanto, é que, apesar da distância, você também consegue ser provocativo o suficiente para gerar o "incômodo" que leva ao autoconhecimento e à mudança. Quem espera participar de uma oficina como essa e continuar exatamente como era? Ah! Muito importante: você está presente."
Rosemere Mateus, Rio de Janeiro, RJ - novembro de 2015

"Confesso que tenho uma certa dificuldade em encarar as críticas, elas sempre me desmotivaram, porém é inegável a importância delas para o crescimento. Sem um direcionamento adequado o aprendizado fica muito mais dificultoso, um monte de tentativas até um acerto (e o pior, sequer sabemos quando acertamos). Suas orientações têm sido fundamentais para mim nesse processo. Suas aulas me motivaram a escrever e continuar estudando. Desde então tenho pesquisado mais sobre as técnicas e me surpreendido com a quantidade de informação que não tinha acesso e que facilitam muito a vida do escritor iniciante."
Bruna Mascarenhas Braga, Itabuna, BA - outubro de 2015

"Meu principal objetivo ao decidir fazer o curso foi perder um pouco do medo da escrita que se desenvolveu em mim, pelo tempo que me mantive longe dos teclados e dos papeis e canetas. Não só atingi esta meta, como descobri diversas falhas, brechas e pontos fortes dos meus textos, graças aos conselhos do professor Marcelo. Um mês depois do fim do curso, acho que vivo o momento mais prolífico da minha vida literária, em escrita e em leitura. Enfim, o curso me ajudou a romper diversas barreiras, mas - o que é melhor ainda - me mostrou que existem ainda infinitas barreiras a serem transpostas e isso só depende de mim."
Lucas Allan, São Bernardo do Campo, SP - outubro de 2015

"Eu queria escrever, mas não sabia como (os truques, as técnicas). E quando escrevesse um texto sentia que faltava algo, mas não sabia o que exatamente. A Oficina de Escrita Criativa veio me mostrar o caminho. Gosto porque a pessoa acaba se descobrindo. E estou gostando bastante, às vezes revejo as lições anteriores porque acho-as bem elaboradas, talvez seja por isso que vou ficar para sempre nesta oficina. Aonde quer que eu vá, ela estará comigo."
Noordyne Mussa, Maputo, Moçambique - outubro de 2015

"Marcelo, achei o seu curso esclarecedor e por isso mesmo nos instiga à reflexão e à prática da escrita. Um excelente curso para quem deseja enveredar pelo caminho da literatura em todos os campos que esse saber permite, ou seja, para quem escreve e para quem ensina."
Sérgio Afonso, Belém, PA - outubro de 2015

"Marcelo, quero, e muito aprender. Tuas aulas são infinitamente maravilhosas. Depois pretendo fazer presencial."
Maria Tereza Jorgens Bertoldi, Porto Alegre, RS - setembro de 2015

"Marcelo, gostaria de compartilhar uma alegria que tive esse fim de semana. Fui um dos 20 finalistas do concurso Brasil em Prosa da Amazon! Sinto também que depois dos cursos online que fiz contigo e da experiência de escrever meu primeiro livro e receber feedback, minha escrita melhorou bastante, então obrigado por fazer parte disso."
Thiago Mendonça, São Paulo, SP - agosto de 2015

"Gostei do fato de se ter muitas informações complementares (ex: conflito, catarse, etc). O fato de se ter textos, vídeos, foto, música, cinema e correlacionar todas as linguagens foi ótimo. Além de todo o conteúdo teórico de sua autoria e de outros tantos, como Cortazar e Aristóteles. Sinto que aprenderei bastante e acho que meu maior objetivo, que é provocar a criatividade e o ímpeto em me aprofundar na escrita, já começou a se expandir. Estou aproveitando cada anexo, cada possibilidade de novos conhecimentos. Muito obrigado!"
Eduardo Fazal, Rio de Janeiro, RJ - agosto de 2015

"Estou amando o curso! Estou fazendo bem devagar com calma para poder aproveitar cada detalhe."
Patrícia Oliveira Brito Souza, Porto Alegre, RS - agosto de 2015

"Bom dia, professor, acabei de receber os livros. É a primeira vez que tenho algo publicado e a sensação é muito boa. Por causa de suas aulas estou mais confiante para escrever meus contos, e tenho participado de alguns concursos. Só tenho o que agradecer e, para o próximo ano, pretendo fazer outros cursos."
Silvana Peca Tomazeli, São Paulo, SP - agosto de 2015

"Acabo de concluir o Curso de Aprofundamento em Criação Literária. É o terceiro curso que faço com o senhor e o terceiro que saio com um sorriso no rosto. Sinto que pude aproveitá-lo muito bem. Gostaria de agradecer a oportunidade por mais um curso como esse e deixar claro que, caso o senhor faça, participarei de futuros cursos ligados a esse tema. Estou tentando ser conciso, mas é difícil quando temos muito a agradecer. Enfim, Obrigado mais uma vez pelos ensinamentos!"
Felipe Sieira Castro, Rio de Janeiro, RJ - agosto de 2015

"Estou chegando ao final da Oficina de Criação Literária e estou muito satisfeito com o curso. O Marcelo Spalding está sempre disponível para trocar ideias. Além disso, seus comentários sobre meus textos são sempre produtivos e estão ajudando a ampliar meus conhecimentos e a melhorar meu estilo. Pude conhecer pessoalmente este amigável professor em uma de suas sessões de autógrafos. Recomendo esta oficina a todos que querem seguir o apaixonante caminho da escrita ou simplesmente aprender a escrever melhor e organizar suas ideias!"
Renato Domingos Laserra, Osório, RS - julho de 2015

"Estou adorando o curso. É repleto de conteúdo e informação. Realmente incrível!"
Leila Barros, Londrina, PR - julho de 2015

"Li por aí que alguém disse: estas oficinas estão padronizando a literatura. Eu concordo: estão sim, mas tem uma exceção: os cursos do Marcelo Spalding. Prova desta afirmação? Basta ler os livros que ele organiza como o Minicontos Coloridos."
Evelena Boening, Porto Alegre, RS - julho de 2015

"Seu curso tem sido maravilhoso. De fato, tem superado minhas expectativas. Valeu mesmo!"
Adriano Sipaúba Nepomuceno Rodrigues, Ananindeua, SP - junho de 2015

"Quero lhe dar parabéns pelo curso, por sua estrutura, pedagogia aplicada e pela simplicidade de informar e ensinar. Traduzo não só no uso de palavras, mas na ação, para afirmar o meu apego e contentamento em ter feito o curso. Passei o endereço para minha irmã, que já escreve para um jornal do interior, para fazer o seu curso. Ela vai entrar em contato. Com o curso, consigo agora compreender melhor o que é um bom texto e porque gosto mais de um escritor do que de outro. Meu tributo a você meu professor, será ler cada vez mais e incluir seus livros em minha biblioteca."
Remardo José Beltrami, Porto Alegre, RS - junho de 2015

"Acabei de ler a ultima aula. O material do curso foi muito instrutivo, e suas correções dos desafios foram bem didáticas. Aprendi bastante. Agradeço muitíssimo."
Mostafa Amin, Brasília, DF - junho de 2015

"Agradeço por toda a ajuda. Gostei muito de participar da oficina, como também do material disponibilizado. As dicas foram muito importantes e continuarão sendo, pois agora tenho que praticar mais."
Anelise Grachten, Porto Alegre, RS - maio de 2015

"Gostaria de parabenizá-lo e agradecer por ter contribuído com seus conhecimentos. Tenho certeza que serão muito úteis para meus estudos sobre a escrita e literatura."
João Daniel Borges, São Paulo, SP - maio de 2015

"Sempre fiz cursos presenciais, essa é a primeira vez que estou fazendo um curso online e estou gostando muito, penso que a diferença é a discussão, trocas de ideias com o professor e com os demais alunos que um curso presencial possibilita, mas um curso online também oportuniza um maior conforto de horário, tempo e comodidade de leitura e escrita em seu próprio lar!"
Elisa Riffel Pacheco, Porto Alegre, RS - maio de 2015

"O curso tem sido de grande valia e seu incentivo é muito importante para continuar escrevendo. Os desafios são ótimos para se aplicar o que foi ensinado. Misturo ao que já li ao longo da vida e voilà: vai saindo um conto aqui e outro ali."
Eliana Gesteira, Rio de Janeiro, RJ - maio de 2015

"Estou encantada com o curso! Dá vontade de largar tudo e fazer todas as aulas de uma vez só! Tenho que certeza que aprenderei muito com o conteúdo das aulas e com tua especial colaboração, Marcelo!"
Vania Maria da Silva Mercio, Porto Alegre, RS - abril de 2015

"A oficina do Professor Spalding foi para mim um divisor de águas na minha escrita, as aulas são extremamente completas, esclarecedoras e de alto teor didático. As edições e sugestões nos textos são sempre acompanhados de comentários, e o diálogo com o professor está sempre aberto. Me pego hoje editando meus antigos textos com meus novos conhecimentos. Recomendo a todos que desejam melhorar como escritores."
Lucas Rezende de Paula, Pouso Alegre, MG - abril de 2015

"Estou gostando muito da sua Oficina de Escrita Criativa. Ela vem trazer mais lucidez ao ato solitário da criação literária. Vejo-a como um timoneiro que vai ajudar a nós - marinheiros de primeiras, segundas ou terceiras viagens -, a corrigir rumos e alinhar a rota de nossos barcos, nesse vasto oceano da imaginação, cheio de segredos a serem desvendados."
Maria Beatriz Sampaio Silva, Belo Horizonte, MG - abril de 2015

"A forma como você articula esses conceitos e os coloca em uma linguagem bastante simples me faz perceber o cuidado que você tem ao apresentar um curso que se propõe ser base – o que de fato é. Neste sentido, quem deve lançar-se a um conteúdo mais abrangente sou eu, e tenho buscado isso por meio das minhas leituras pessoais. No entanto, maior que o curso em si é quem o apresenta, e nisso nem todo o aprendizado, prático ou teórico, em literatura tirará a minha percepção. Obrigada pela atenção constante e gentileza. O que fica para mim é aquilo que de mais “teu” há neste curso, a organização dos tópicos, a atenção aos detalhes, o esmero nos exemplos. Tudo de um cuidado que, por mais que não tenham me sido novidade, como professora de Letras, certamente me foram bastante agradáveis pela forma como foram apresentados."
Catarina Lemes Pereira, Manaus, AM - abril de 2015

"Depois de ter lido o conteúdo do curso, quando estou lendo um livro já tenho um outro olhar. E isso é muito gratificante!"
Adriana Amaro, Porto Alegre, RS - março de 2015

"Quando descobri o curso, fiquei com medo de ser como os outros, ou seja, cansativo e com um método de ensino tradicional e/ou pouco efetivo. Porém, eu me surpreendi muito com o conteúdo das aulas. Neste curso é possível aprender de verdade de uma forma leve, divertida e diversificada. Sou muito grata e espero conseguir evoluir e aprender muito mais com a sua ajuda."
Gabriela Vieira, Rio de Janeiro, RJ - março de 2015

"Quero externar minha satisfação em ter participado do curso. O material didático é excelente, amplo e muito bem estruturado. Sua experiência e competência completam harmoniosamente o conjunto. Terei o máximo prazer em recomendá-lo a outros interessados."
José Luiz de Carvalho, Araxá, MG - março de 2015

"Estou adorando o curso, ele oferece um ótimo material de apoio e desafios de escrita bem interessantes. O feedback faz muita diferença na edição dos meus contos, sinto que estou melhorando cada vez mais. Recomendo este curso a todos que gostam de escrever!"
Daniela Bordoni Silva, São Mateus, ES - março de 2015

"Sua oficina está surtindo um efeito imenso em minha escrita. Mais uma vez obrigado!"
Carlos Eduardo Simão, Ituverava, SP - março de 2015

" Fiquei empolgada demais e o material é bem gostoso de ler e estudar. Não é nada maçante ou pesado, com,o eu imaginei que poderia ser. Estou até um pouco viciada."
Tayana Teister, Arujá, SP - março de 2015

"Professor Marcelo, a oficina é demais! Super completa! Estou descobrindo autores, formas e dicas que na rotina corrida de repórter não tenho acesso. Escrevo todos os dias pelo simples fato de que eu preciso, é a forma pela qual me comunico com o público. Mas escrever é mais do que isso, e agora estou descobrindo! Parabéns!"
Dayanne Rodrigues, Porto Alegre, RS - fevereiro de 2015

"Estou gostando muito do curso. O conteúdo é muito rico e o site bem organizado. Além disso você escreve muito bem. Tenho certeza que aprenderei muitas coisas e espero melhorar. Eu nunca tinha feito uma oficina literária antes. Como você disse em um dos tópicos, se referindo ao fato de que algumas pessoas reclamaram por ter "muito texto", isso realmente não me incomodou. Pelo contrário, exercitar o hábito de ler é crucial para quem quer ser escritor. Muitas das coisas que vemos lá são mais aprofundadas, diferente do material disponível livremente na internet. Enfim, estou adorando!"
Amanda Brasil, Castanhal, PA - fevereiro de 2015

"A proposta do curso é ótima. Sempre senti a necessidade de discutir meus textos, conversar com outras pessoas sobre o ato de escrever. É com tua coordenação e retornos que estou conseguindo."
Maria Rosa Fontebasso, Porto Alegre, RS - fevereiro de 2015

"Quero parabenizar você pelo curso que iniciei. O conteúdo, as dicas e as orientações estão perfeitas. Agora é só praticar, escrever, reescrever e se lapidar. Parabéns pelo curso. Um abraço!"
Luciano Cavalcante de Albuquerque, Vitória de Santo Antão, BA - fevereiro de 2015

"Muito obrigada por toda a atenção. Eu adorei fazer o curso! De início eu tive um pouco de receio porque nunca fiz um curso online. Também não sabia como me organizaria para fazer as atividades. Foi uma experiência muito boa!"
Ianaiara Andrade Reis, Capão da Canoa, RS - fevereiro de 2015

"Com muito prazer envio a você o meu conto final da Oficina Literária. Gostei muito de tê-lo escrito. Foi um trabalho interessante que me consumiu as últimas semanas e os últimos meses. Aprendi muito nessa oficina e gostei do que aprendi e do resultado que consegui. O pequeno relato que deu origem à história é do meu pai, a partir do conflito criei os personagens, o universo ficcional e tudo mais. Acredito que essa é uma forma de agradecê-lo por me contar tantas histórias interessantes que despertam o meu desejo de escrevê-las."
Janete Maria Ferreira, Belo Horizonte, MG - fevereiro de 2015

"Muito obrigado pelas orientações. O curso foi de fato muito proveitoso para mim, e acredito que acrescentou bastante na minha técnica de escrita."
Pedro Barbosa, Porto Alegre, RS - fevereiro de 2015

"Estou começando agora a fazer o curso e me surpreendi com a qualidade e didática. E isso não é conversa de neófito, pois eu mesmo dou cursos da minha área, dei aula no mestrado da FGV e reconheço imensa qualidade no seu material. Acho que se você transformasse parte desse material em curso presencial você teria enorme sucesso."
Arnaldo Luiz Correa, Santos, SP - janeiro de 2015

"Gostaria de dividir com você a notícia de que meu livro está sendo publicado! Não poderia deixar de lhe agradecer por tudo, afinal, concluir o curso de escrita criativa, foi um passo muito importante na minha carreira. Não sei o que vai acontecer daqui em diante, quantas cópias vou vender.. só sei que estou empolgadíssima com o fato de ter realizado meu sonho!"
Gabriela Allain, Conway, EUA - janeiro de 2015

"Faz tempo que eu procuro algum curso que me ajude a escrever melhor, que me dê a base mais técnica, porque só ser criativa não basta, não é? A gente tem que aprender as técnicas. Gostei muito das dicas de livros para ler. Estou aprendendo bastante."
Michele Barbosa, São Paulo, SP - janeiro de 2015

"Olá, Marcelo, gostei muito do curso, para mim foi de extrema importância. Eu pude ver quão grande é a escrita, que não só se restringe a escrever livros ou poemas, mas também filmes, novelas, propagandas e na argumentação. Aprendi também a prestar mais atenção na leitura. Embora eu sempre tenha escrito, tenho trabalhos há anos guardados, e realmente tenho o sonho em um dia publicar algo. Tenho filhos, netos, plantei uma arvore só falta o livro. Para não passar nesta vida em branco, ter alguma coisa que com o tempo alguém possa dizer: isto foi o vô que escreveu. Saudações."
Sérgio Leusin, Porto Alegre, RS - janeiro de 2015

"Marcelo, adorei o curso. Esclareceu muitas dúvidas e direcionou meus planos de escrever."
Ana Margarida Voss Guimarães, Maceió, AL - janeiro de 2015

"Aprendi muito com você neste ano de 2014, participando das duas oficinas literárias. Antes das oficinas eu havia conquistado reconhecimento para dois de meus textos: A Matriz (XII Concurso de Contos da Fundação Petrobras de Seguridade – Petros - 2012); Um Mundo de Cristal (Concurso de Contos Um dia da Minha vida em 2025 - Projeto Tomorrow Project – Intel e FIAP - 2013) Neste ano de 2014 foram outros oito textos: Invenção Tropical (Concurso de Contos a Roupa Nova do Imperador- 2014); Verhaultenbeobachtung (2.º Desafio Literário Revista Pacheco – 2014); A Mucama (Concurso de Contos A Lei áurea); A princesa, os escravos e as camélias (Concurso de Contos A Princesa Imperial - 2014); A Copa no País da Maravilhas (Concurso de Contos do Colégio Maria Augusta);Hora de voar (3.° Desafio Literário da Revista Pacheco); Entre sonhos, trilhos e araucárias (1.° lugar no Concurso 100 anos da Estrada de Ferro Campos do Jordão- 2014); e O mago do futuro (XIV Concurso de Contos da Fundação Petrobras de Seguridade – Petros – 2014). Escrevi muito mais neste ano de 2014, participei de muitos outros concursos e agora penso na publicação de um dos meus livros. Tenho muito ainda a melhorar, mas cresci com o apoio de alguns amigos e com as suas orientações nas oficinas."
Adnelson Borges de Campos , São Mateus do Sul, PR - dezembro de 2014

"Muito obrigada pelos ensinamentos recebidos em tua Oficina. Colhi um singelo fruto, mas com grande significado. Um conto meu foi classificado entre os finalistas do Segundo Concurso de Contos de Santo Ângelo."
Lindoia Marlene Cusinato, Porto Alegre, RS - dezembro de 2014

"Gostei muito de ter participado desta oficina e também ter te conhecido. Não conseguirei expressar nessas linhas a tamanha felicidade que tive nos últimos meses. Confesso que sempre me via dentro de uma caverna, escura e fria, onde nas paredes, eu rabiscava os meus sinais. Agora, sei que lá, não só os sinais deverão sair, mas eu também, pois terei um grande caminho a percorrer com os as dicas da oficina, da gramática e da leitura. A oficina dá uma base pra quem deseja trilhar por este caminho, nisso descobri coisas interessantes."
Edgar Campanate Ferreira, Volta Redonda, RJ - dezembro de 2014

"Primeiramente eu gostaria de agradecer a oportunidade de fazer o curso de criação literária. Foi incrível. Aprendi muito e com certeza estou mais preparado para escrever e criar. O livro e o curso parecem se completar, e eu fiquei muito feliz com o resultado que encontro em mim agora. É um curso que com certeza indicarei para qualquer um que deseja ingressar nesse ramo. Obrigado por essa oportunidade e parabéns pelo seu trabalho!"
Felipe Sieira Castro, Rio de Janeiro, RJ - dezembro de 2014

"É a primeira vez que participo de uma oficina, e estou completamente satisfeito, a qualidade do curso superou todas as minhas expectativas. Tudo isso me faz sentir tremendamente sortudo, já que encontrei por acaso o site da oficina, quando buscava um curso exatamente nesses moldes. Muito obrigado, e parabéns pelo excelente trabalho!"
Weber Carlos, Araraquara, SP - novembro de 2014

"Primeiramente, agradeço os comentários no decorrer do curso, que certamente contribuíram muito para o meu aprendizado. Foi um curso que me acrescentou muito, e pretendo realizar outros, a partir do ano que vem."
Silvana Tomazeli, São Paulo, SP - novembro de 2014

"Marcelo, o curso está sendo muito legal para mim. O que tenho guardado aqui em casa são apenas textos pessoais, impressões sobre tudo, sobre o que sinto, etc . Estou aprendendo muito com as aulas de criação literária. Tudo novo! É muito mais interessante do que eu pensava: tem toda uma estrutura e magia por trás das histórias."
Mariana Pamplona Baya Bernardes, Rio de Janeiro, RJ - outubro de 2014

"Suas aulas tem me ajudado muito, comecei a desenvolver técnicas que até então desconhecia, e a cada dia tenho mais a certeza que amo escrever, imagino que esse ramo seja extremamente competitivo e saturado, mas como dar os primeiros passos? Vi que tem muitas entrevistas suas, e imagino que não deva ser fácil chegar onde chegou."
Renan Borges, Santo André, SP - outubro de 2014

"Foi minha primeira experiência com EAD e não me decepcionei. Excelente a assistência recebida sempre que precisei, bem como toda a estrutura de material, o apoio do blog, etc."
Fernanda Stéfano, São Paulo, SP - outubro de 2014

"Estou adorando o curso, ele é certamente uma porta para o conhecimento dessa área que adoro, a literatura. Conhecer tecnicamente o assunto, ou um pouco disso já está me trazendo muita satisfação. O acesso a indicações de leitura também, boas indicações, é excelente. Parabéns pelo trabalho."
Yvonne Morozetti, Santos, SP - outubro de 2014

"Adorei fazer a Oficina e aprendi muito com você. Eu já havia feito algumas oficinas, mas todas presenciais e confesso que estava receosa em fazer Oficina Online, mas fiquei agradavelmente surpresa com a qualidade e a quantidade do material que você disponibiliza, além de toda a atenção e cuidado que você tem com os nossos textos. A receptividade foi ótima e tenho certeza que minha escrita ficará melhor e que amadureci muito como escritora, se é que já posso me colocar nessa categoria, mas enfim, estou muito feliz por ter participado da sua Oficina."
Denise Perini, Mauá, SP - setembro de 2014

"Aproveito a oportunidade pra agradecer, o curso foi ótimo pra mim e seus comentários me ensinaram muito. Grande abraço e até breve."
Hector`s Oliveira, Governador Valadares, MG - setembro de 2014

"Gostei muito de te conhecer na mini-oficina presencial. Já fiz ótimos cursos virtuais (não de escrita), e acredito de fato nessa forma de passar conhecimento. No entanto, sempre tenho a percepção de que se trata de uma "outra língua", com seus próprios códigos e entrelinhas. Diferente da comunicação verbal, e também da escrita - como a conhecíamos antes da Internet. Acho que essa sensibilidade ajudou na hora que escolhi tua oficina virtual. Quando te conheci pessoalmente pensei: Acertei! Consegues te comunicar no mundo virtual de uma forma respeitosa e verdadeira, que transmite confiança e inspiração. A mesma condição que pode "atrapalhar" nesse meio, como a falta do olhar, do tom de voz, etc, faz com que a comunicação seja limpa: é mais difícil esconder-nos quando escrevemos, do que quando falamos."
Adriane Teixeira, Porto Alegre, RS

"Gostaria de parabenizar pelo curso. Foi muito bom cada texto lido, obrigada pela imnesa contruibuição. Fiquei muito feliz em poder ter realizado o curso."
Anna Catarina Cruz da Fonseca, Brasília, DF

"Gostaria de deixar aqui também minha opinião sobre a oficina. Gostei muito de fazê-la. Achei muito didática,com muito conteúdo e com muitas possibilidades de ampliar o conhecimento. Esta opção de receber um retorno sobre os textos, mesmo sendo uma oficina on line, faz toda a diferença."
Adriane Gaspary, Porto Alegre, RS

"Caro professor Marcelo, hoje iniciei a primeira aula da Oficina de Criação Literária. Li apenas o começo da primeira aula e fiquei impressionado em como apenas um tópico prende tanto a nossa atenção e nos faz refletir sobre o que queremos ou acreditamos querer ao escrever."
Renan Borges, Santo André, SP

"Terminei a Lição 1. Conteúdo fantástico, rico e aula bem elaborada. Obrigado, Marcelo. O preço da oficina foi R$ 180. O valor é incalculável. Tenho certeza de que você seja uma pessoa que se entrega totalmente ao que faz."
Pedro Fávaro Junior, Jundiaí, SP

"Quero agradecer a oportunidade de ter participado da oficina de criação literária. Foram muitos conceitos que não conhecia, mas que pretendo absorver aos poucos, após novas leituras. Gostei muito da forma como corrigiu o material enviado para você, apontando os defeitos de maneira objetiva."
Damião Gomes, Natal, RN

"Fiquei muito feliz e satisfeito com os dois cursos que fiz. Me fez rever algumas coisas e conhecer coisas novas. Acho que foi um primeiro passo em direção à melhora da minha escrita. Pretendo fazer outros cursos de escrita, talvez na área de criação literária. Parabéns pelo trabalho e obrigado pelas ajudas às minhas dúvidas e comentários nos textos, tão importante num curso à distância. Seguirei te acompanhando nos site e grupo do facebook para saber de novidades e cursos."
Mathues Begas, Porto Alegre, RS

"Fui obrigada a retornar este email sobre o conto inspirado na música (no caso, Índios) para demonstrar minha surpresa (positiva) em relação às orientações de uma oficina literária. É incrível como a gente relê um texto e, imediatamente, reconhece falhas que não havíamos percebido antes."
Rafaelle Kniess, Curitiba, PR

"Quero te dizer que gostei muito. Era exatamente teu curso que eu procurava."
Roselete Fagundes de Aviz de Souza, Florianópolis, SC

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela